PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
TEMA: O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA
TÍTULO: A PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ATRAVÉS DA INTERNET
1- PROBLEMATIZAÇÃO: DIANTE DA CONSTATAÇÃO DO DESINTERESSE PELA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO POR PARTE DO ALUNADO DE DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, VIMOS A NECESSIDADE DE UM TRABALHO DIFERENCIADO UTILIZANDO NOVAS ESTRATÉGIAS PARA AMENIZAR ESSE PROBLEMA ATRAVÉS DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, MAIS ESPECIFICAMENTE, A INTERNET.
2- JUSTIFICATIVA: A INTERNET É SEM DÚVIDA UMA FERRAMENTA MUITO ÚTIL E ATRATIVA COMO MEIO DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO. ALIÁ-LA AO TRABALHO COM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA SALA DE AULA, CERTAMENTE TORNARÁ AS AULAS MAIS ATRATIVAS E PRODUTIVAS NO QUE SE REFERE A UMA APRENDIZAGEM REALMENTE SIGNIFICATIVA.
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL: DINAMIZAR O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA, NA SALA DE AULA, ATRAVÉS DO USO DA INTERNET.
3.2. ESPECÍFICOS:
TRABALHAR AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS;
LER E INTERPRETAR TEXTOS DE GENÊROS DIVERSIFICADOS;
RECONHECER OS DIVERSOS TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS;
PRODUZIR TEXTOS DE TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS.
4- AÇÕES A SEREM REALIZADAS:
CONSCIENTIZAR O ALUNADO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO;
REALIZAR OFICINAS PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS;
UTILIZAR O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES PROGRAMADAS;
5- AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA DE FORMA CONTÍNUA, OU SEJA, AO LONGO DO PROCESSO, OBSERVANDO A PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO DO ALUNADO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
6- REFERÊNCIAS:
TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Práticas de Linguagens 4 – Leitura e Produção de Textos. Ed. Scipione. 1ª ed.
MAGDALENA, Beatriz; COSTA, Iris Elisabeth Tempel. Internet em Sala de Aula. Ed. Artmed. 1ª ed.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos. Ed. Érica. 1ª ed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário